As Guerras Mandalorianas, com certeza, são um dos eventos mais amados do universo de Star Wars; sendo um dos eventos mais importantes da Velha República. As Guerras Mandalorianas foram um conflito entre os Jedi e Mandalorianos de 3.976 ABY até 3.960 ABY. O conflito se iniciou quando os Mandalorianos decidiram expandir seu território para outros planetas e sistemas. Revan – Um Cavaleiro Jedi na época -, disse para o Conselho intervir na ameaça Mandaloriana, mas eles decidiram que o melhor a se fazer era analisar a situação, enquanto os Mandalorianos massacravam povos.
Cansado de esperar, e aceso pelo seu senso de justiça, Revan decide criar os Revanchistas – Um grupo de Jedi que se rebelaram contra o Conselho para lutar contra os Mandalorianos -, e então eles opõem-se contra os Mandalorianos. Até Mestres Jedi se uniram a causa dos Revanchistas, como Kreia, que foi uma Mestre de Revan e Meetra Surik durante KOTOR II. Os maiores Revanchistas foram: Revan, Alek (Mais tarde conhecido como Malak) e Meetra Surik (Aprendiz Informal de Revan).
Houveram várias batalhas notáveis, como a Batalha de Vanquo, Serroco, Cathar e etc. Em 3.973 ABY, Revan e os Revanchistas vão até Cathar, onde eles sentiram ódio dos Mandalorianos ao terem uma visão deles escravizando o povo de Cathar. Nisso então, Revan pega do chão a máscara de uma Mandaloriana que desobedeceu Cassus Fett na época da invasão Mandaloriana, e então, Revan faz o seguinte discurso “Eu não sei seu nome, mas eu me compareço de sua causa. Eu não vou descansar enquanto não houver justiça, até que os Mandalorianos sejam derrotados.” Revan promete não deixar de usar a máscara até derrotar os Mandalorianos; a máscara que o simbolizaria para o resto de sua vida e legado.
Em 3.964 ABY, os Mandalorianos chegaram à beira do espaço Republicano, e então os Revanchistas decidem se esforçar mais. Nessa época, o Padawan Zayne Carrick e sua turma começam sua aventura na HQ Knights of the Old Republic, quando ele é traído pelo seu próprio Mestre e decide virar contrabandista com seu ex-inimigo Gryph. Em 3.960, houve a Batalha de Malachor V. A Batalha de Malachor V foi a batalha que encerrou as Guerras Mandalorianas. Os Jedi e Mandalorianos deram sua alma na batalha; e estavam determinados a terminar ali mesmo. Simultaneamente com a batalha, Revan e o Mandalore da época (O Supremo), estão lutando a bordo do cargueiro de Mandalore. Após uma luta equilibrada, Revan mata Mandalore; e tossindo sangue aos pés de Revan, Mandalore tira a máscara e diz a Revan que foi manipulado por um Sith Puro-Sangue para ocupar o planeta Rekkiad, atrás de uma tumba Sith. Revan fica intrigado com as palavras de Mandalore, e então ele morre aos pés de Revan. Revan pega a máscara dele e foge. Nisso, Meetra dá a ordem para ativar o gerador de massa sombria (Uma arma criada a pedido de Revan ao engenheiro Bao-Dur, da raça Zabrak). O gerador devasta o planeta inteiro e o compromete, aniquilando tudo na superfície. Nisso, os Mandalorianos perdem a Guerra finalmente e os Jedi saem vitoriosos. Os Mandalorianos remanescentes ficam sendo vistos com maus olhos pela galáxia; e alguns Revanchistas tentam voltar à Ordem, outros somem. Revan e Malak então decidem partir em busca de pistas do que Mandalore disse sobre o Sith Puro-Sangue, e vão para o espaço desconhecido.
Também assista nossos vídeos no canal sobre a Velha República e Revan, e se inscreva: https://www.youtube.com/