Os cristais kyber do Lado Sombrio são usados pelos Sith e usuários do Lado Sombrio para criarem seus sabres de luz há muito tempo.
No Antigo UE – Legends -, os cristais vermelhos eram criados através de meios sintéticos, já que não existia cristais vermelhos naturais. Os Sith e outros usuários do Lado Sombrio removiam as impurezas e os tornavam escarlate. Havia lendas de que as lâminas vermelhas podiam quebrar as azuis e verdes dos Jedi, mas nunca teve um exemplo.
No Cânon, os cristais kyber vermelhos são criados através de um processo mostrado na HQ Darth Vader V2: Dark Lord of the Sith, onde ele cria seu sabre vermelho. O procedimento é terrível e digno dos usuários do Lado Sombrio, apesar de ser até que simples. Você precisa roubar um cristal Kyber que pertenceu a um Jedi e fazê-lo “sangrar”, corrompendo-o com a energia do Lado Sombrio, tornando-o vermelho. Vader roubou o seu cristal do Mestre Jedi Kirak Infil’a.
Ainda não foi mostrado como outros usuários do Lado Sombrio fazem seus cristais vermelhos, e se o processo é exclusivo dos Sith.
CURIOSIDADE:
O sabre de luz de Kylo Ren, têm a lâmina instável e faz barulhos esquisitos quando emite e desliga a lâmina por que o cristal kyber está quebrado. Não se sabe como ele quebrou, mas há teorias de que, como você precisa ficar dias meditando para conseguir construir um sabre de luz, ele acabou querendo montar manualmente, sem uso da Força, e quebrou o cristal. Por isso ele criou mais dois escapes de energia para o sabre, que são as outras duas saídas que formam o sabre Crossguard. Se ele não tivesse feito as duas saídas, o sabre sobrecarregaria e explodiria.
Não se esqueça de conferir nossos vídeos sobre o Universo Expandido no canal CLICANDO AQUI. Inscreva-se!