“Sempre dois existem. Nem menos, nem mais: Um Mestre, e um Aprendiz.” – Yoda
A Regra de Dois foi uma filosofia Sith imposta por Darth Bane no ano de 1.000 ABY. Ele a criou enquanto estava meditando em Lehon, planeta do sistema Rakata, onde Revan deixou seu Holocron Sith escondido. Durante o treinamento com o Holocron, Bane acabou tendo uma epifania quando Revan falou o seguinte:
“Aqueles que aceitam o poder do Lado Sombrio devem aceitar o desafio de ater-se a ele. Por sua própria natureza, o Lado Sombrio incita a rivalidade e a disputa. Esta é a maior força dos Sith: ela expulsa os fracos de nossa Ordem. Entretanto, tal rivalidade pode também ser nossa maior fraqueza. Os fortes devem ser cautelosos senão serão assolados pelas ambições dos inferiores trabalhando em conjunto. Qualquer mestre que instrui mais de um aprendiz nos caminhos do Lado Sombrio é um tolo. Com o tempo, os aprendizes unirão suas forças e derrubarão o Mestre. É inevitável. Axiomático. É por isso que cada Mestre deve ter apenas um aluno. É também por isso que pode haver somente um Senhor Sombrio. Os Sith devem ser governados por um único líder; o que incorpora a força e o poder do Lado Sombrio. Se o líder se torna fraco, outro deve se erguer para tomar o manto. Os fortes reinam; os fracos são feitos para servir. É assim que deve ser.”
Com isso, devemos admitir que Revan influenciou sem intenção na criação da Regra de Dois. Bane aprendeu que somente dois deveriam reinar com todo o poder do Lado Sombrio.
Na época, a Ordem Sith era formada pela chamada Irmandade da Escuridão; onde todos os Sith diziam serem iguais, apesar de existir um Lorde Sith, Kaan. Isso ia contra tudo que a Ordem Sith já fora.
Ainda no Holocron de Revan, Bane aprendeu sobre a bomba mental. Um poder da Força que suga todas as almas ao seu redor. Com isso, Bane decide botar em prática seu plano para destruir a Ordem e recria-lá mais forte.
Chegando em Ruusan, onde a Irmandade estava lutando contra o Exército da Luz – formado por Jedi -, Bane diz para Kaan usar a bomba mental contra os Jedi. De primeira, Kaan acha que isso é sádico; porém, após um ataque desastroso aos Jedi, ele decide usá-la.
Kaan reúne todos os Sith nas cavernas de Ruusan para criar a bomba, e General Hoth – Jedi líder do exército da Luz – acaba descobrindo sobre a bomba, e sabendo que se os derrotasse, iria junto, decide escolher exatamente 99 Jedi junto com ele para ir às cavernas e se sacrificar para erradicar os Sith. Ele manda Lorde Farfalla – outro general Jedi – voltar para Coruscant com o restante do exército para continuar a Ordem Jedi.
Os 100 Jedi e a Irmandade acabam por ter suas almas varridas pela bomba; e acaba sobrando somente Bane como último vestígio dos Sith.
Saindo de Ruusan, ele acaba encontrando Rain, uma garotinha de 10 anos que teve seu amigo morto, e acabou enforcando dois Jedi com a Força. Bane decide escolhê-la como Aprendiz, tornando-a Darth Zannah, e assim, a Ordem Sith continua em segredo sob a Regra de Dois, enquanto a galáxia pensa que eles foram extintos na Batalha de Ruusan.
Nos anos seguintes, os Sith foram estabelecendo uma rede de informantes e olhos pela galáxia. Agindo sempre pelas sombras e tendo marionetes; nunca deixando rastros. Eles também treinavam Assassinos Sith como seus lacaios e fazedores de trabalho sujo. Bane dizia que se um assassino/acólito Sith desejasse aprender mais sobre o Lado Sombrio a ponto de se tornar Sith, deveria ser morto. Maul foi treinado como Assassino Sith na época em que Sidious ainda treinava com Plagueis, e depois de ter matado este último, tornou Maul seu aprendiz.
Não se sabe a linhagem completa e consecutiva da Regra de Dois, mas os Sith do quais temos conhecimento da Regra de Dois são os seguintes:
(Ordem cronológica)
- Darth Bane
- Darth Zannah
- Darth Cognus
- Darth Millenial (Fugiu para Dromund Kaas no meio do treinamento de Cognus)
- Darth Vectivus
- Darth Gravid
- Darth Gean
- Darth Ramage
- Darth Tenebrous
- Darth Plagueis
- Darth Sidious
- Darth Maul
- Darth Tyranus
- Darth Vader
Há um suposto segundo aprendiz de Tenebrous, Mestre de Plagueis: Darth Venamis, apesar de ele não ter sido apropriado de usar o título Darth. Plagueis matou ele em 42 ABY.
No Cânon, temos algumas informações fragmentadas da Regra de Dois. Sabemos que Bane a criou como no Antigo Universo Expandido, logo após ser o único sobrevivente de uma Guerra entre os Jedi e Sith, guerra esta que ocorreu 1.000 anos antes das Guerras Clônicas. Até o atual momento, esta batalha foi denominada como a Guerra Jedi-Sith. Teve um aprendiz e passou seu conhecimento a ele, e supostamente, seu aprendiz o matou e o enterrou em Moraband (Korriban no Cânon). Depois, pulamos 1.000 anos até Plagueis e Sidious, e depois com Maul, Tyranus e Vader. Tanto no Legends quanto no Cânon, os Sith foram definitivamente extintos quando Vader cumpriu a Profecia do Escolhido, matando Sidious e sua própria parte Sith.
Muitos têm a dúvida de como Yoda sabia da Regra de Dois se era algo secreto. No Antigo UE, os Jedi descobriram sobre ela no evento chamado de Conflito Dark Jedi, onde o Jedi Kibh Jeen sucumbiu ao Lado Sombrio após ter encontrado uma fortaleza Sith no planeta Almas.
No final da Guerra, em 181 ABY, os Jedi invadiram o sistema Cularin – onde Almas ficava – e mataram Kibh. Antes de morrer, ele disse que os Sith haviam sobrevivido pela Regra de Dois. Muitos não acreditaram, e outros sim, como Yoda; e quando Maul se revelou em Naboo, ele viu que Jeen estava certo. No Cânon, ainda não há explicação pra isso.
Confira nosso vídeo sobre a Regra de Dois e Bane, e se inscreva no canal: https://youtu.be/